Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Dicas de Português - Gabarito do Teste 1

Resposta: Porcentagem requer concordância com o termo mais próximo; zeugma requer vírgula

Explicação:

"Cerca de 60% da receita vêm da atividade de distribuição e 40% do abate."


No fragmento em questão, há dois problemas gramaticais: um de concordância (e acentuação) e um de pontuação.

Do ponto de vista da concordância, vale lembrar que, quando o assunto é porcentagem, vale concordar por proximidade. Assim: "cerca de 60% da receita vem", o verbo concordando com o termo "receita". 

Caso houvesse uma inversão sintática e o verbo ficasse antes da expressão, a história seria outra: "Vêm 60% da receita" ou "Foram destinados 60% da receita a ...", o verbo concordando com o numeral 60, que, nessa ordem, lhe é mais próximo.

Se a porcentagem não vier seguida de especificador, o verbo concordará normalmente com o numeral, independentemente da posição: "vieram 60%" ou "60% vieram", mas "veio 1%" ou "1% veio".

Quanto à pontuação, é preciso usar uma vírgula para separar "40%" de "do abate" - afinal, não se pretende falar em "40% do abate" (como se falou em 60% da receita). Na verdade, está subentendida a forma verbal "vêm" (com acento), pois "40% vêm do abate". Essa omissão de uma forma verbal já mencionada anteriormente chama-se "zeugma" (tipo de elipse). Marca-se o zeugma com uma vírgula.

Ocorre, porém, que essa vírgula não pode vir sozinha. Dado que a estrutura ocorre quando há duas orações com sujeitos diferentes, é importante separar a segunda oração da primeira também com uma vírgula. Assim:

Cerca de 60% da receita vem da atividade de distribuição, e 40%, do abate.

Análise feita por Thaís Nicoleti, colunista da UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário